COMO CHEGAR


distância de Fortaleza: 70 km

    Taíba está localizada no município de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 50 minutos de Fortaleza, com acesso através da rodovia estruturante sol poente.

    A praia é uma vila de pescadores que desponta sobre um rochedo e se projeta sobre o mar – sua maior fonte de sustento e comércio, juntamente com o turismo. Na Taíba o visitante encontra ótimos restaurantes e pousadas, muitos coqueiros, bananeiras, cajuais e fruteiras e bicas de água doce em alguns pontos da costa.

    O lugar possui praias separadas naturalmente por pedras, que entram mar adentro. A primeira, conhecida como Taibinha, é bastante extensa e repleta de coqueirais, perfeita para longas caminhadas. O mar é generoso com os surfistas, que lá encontram ondas grandes e constantes.

    Bem menor, a praia no centro da cidade é cercada por rochedos e protegida por arrecifes, que funcionam como um cais para as jangadas. É lá que acontece o Mercado de Peixes. Na maré alta, há boas condições para velejadores e surfistas. Na terceira parte da praia, a paisagem muda e as casas de veraneio se posicionam sobre um barranco. De lá é possível chegar caminhando até a praia do Pecém. Tem um dos três parques eólicos do Estado.

    A praia abriga restaurantes franceses e é bastante conhecida por sua culinária. No mês de agosto a Taíba sedia um festival de escargot, que acontece em todos os restaurantes do lugarejo.